Inventários de Centros de Distribuições

Inventários de CDs

Como Potencializar o seu Centro de Distribuição?

Qualquer pessoa da área de logística sabe da importância do famoso centro de distribuição, CDs.

Se administrado adequadamente, representa uma vantagem competitiva significativa da abordagem de corte de custos da empresa e é a base para a percepção dos clientes sobre a qualidade do serviço. Devido ao número de atividades – desde o recebimento de mercadorias até o transporte de embalagens – é normal que a área encontre alguns problemas, como alto investimento e falta de mão de obra qualificada, mas nem tudo vai se perder! Existem várias maneiras de otimizar o CD e promover aumentos de renda e produtividade.

Faça um Inventário Cíclico

Em vez de mobilizar um grande número de funcionários para realizar essa tarefa, é melhor adotar um novo modelo: classificar os produtos por família e fazer verificações de estoque regularmente ao longo do ano. Dessa forma, você pode simplificar o processo, focar mais nas possíveis falhas e descobrir a causa do gargalo. Além de reduzir o índice de perdas, é possível organizar melhor todo o processo.

Fiscalize seu Centro de Distribuição

Para quem busca otimizar a movimentação de ativos em CD, um bom segredo é rastrear máquinas e funcionários. Além de economizar tempo na busca de equipamentos, você também pode conhecer o trabalho de cada equipe e as áreas que mais demandam mão de obra. Com essa visão integrada em tempo real, você pode tomar decisões estratégicas para aumentar a produtividade dos negócios e monitorar quais problemas estão atrasando o processo.

Dicas

Incremente o seu Centro de Distribuição

Esquematize

Existem dois métodos de mapeamento: um é verificar o estado atual do processo pelo método AS IS, e o segundo é usar o método TO BE, que mede o estado futuro do processo, ou seja, para onde a pessoa está indo. Os resultados da pesquisa podem ajudar a visualizar possíveis gargalos no processo produtivo, que devem ser resolvidos por meio de um plano de ação estruturado.

Anteveja a Demanda

Sobrecarga operacional e altos níveis de ociosidade são situações muito desagradáveis ​​e podem afetar seriamente o processo, resultando em perdas de produtividade e commodities. A maneira de evitá-los é simples, com apenas um ingrediente: previsão de demanda. Conte com o histórico de vendas anterior ou com sua equipe de vendas para estimar o fluxo de materiais e a adequação das compras.

Desenvolva Mapas de Entrega

Quando o objetivo é priorizar rotas e escolher rotas mais inteligentes, saber onde fazer as entregas pode ser difícil. O mais fascinante é anotar todas as distribuições que serão feitas no mês, além de dados como valor de compra, prazo de entrega e distância a ser percorrida. Através da fácil visualização de todas essas informações, é possível otimizar o processo de distribuição, reduzir custos e oferecer maior qualidade de serviço.

Reformule o Ambiente

Iluminação

O custo da energia elétrica na empresa sempre foi alto, e onde é necessária iluminação contínua no centro de distribuição, o preço no final do mês pode ser muito salgado. Porém, nada pode impedir essa mudança! O uso de lâmpadas LED em vez de fluorescentes está se tornando uma tendência, e muitas empresas, como LIDL e Unilever, abraçaram essa novidade. Se as alterações não forem compatíveis com o seu tipo de negócio, também pode analisar a possibilidade de alterar determinados ladrilhos das opções de transparência e reflexo e alterar a posição da luz para que não precise os utilizar a todo o momento.

Aprimore a Distribuição de Produtos

Uma boa gestão de estoque requer planejamento de como os produtos são distribuídos. Para reduzir o custo de manuseio e uso dos equipamentos, o melhor é organizar os itens com as posições mais baixas e dividi-los de acordo com a temporada. Analise também quais modelos logísticos são adequados para o seu negócio, não tenha medo de mudar. Agora é a hora de otimizar!

Manutenção Preventiva

Para evitar dores de cabeça e problemas anormais causados ​​por danos à máquina, o ideal é prever todas as situações problemáticas por meio de um bom gerenciamento de manutenção. Com a tecnologia preditiva, isso é possível porque a análise contínua de dados permite que você saiba quando e como as falhas ocorrem. Para se organizar, prepare sempre uma lista de operações para cada dispositivo.

Fique Por Dentro

Indicadores

Vários indicadores de desempenho podem conduzir análises gerais e estratégicas de todas as informações. Definir o KPIS mais adequado para as atividades da empresa é o primeiro passo, mas é importante saber como usar métodos e ferramentas para ajudar a manter o controle do processo da atividade, como métricas, curvas ABC e Kanban. Assim que tiver as informações, não se esqueça de compartilhá-las com outros membros da equipe para que todos possam acompanhar o progresso da empresa e saber o que precisa ser melhorado.

Tecnologia

Como Ela te Ajuda à Aprimorar o seu Comércio?

Atualmente, a disponibilidade de diversos softwares no mercado é muito abundante, e existem muitas formas de otimizar o CD de forma simples e prática.

Uma delas é a utilização de um sistema ERP, que pode realizar a centralização das informações e o compartilhamento de dados. O WMS (Warehouse Management System), dedicado à logística, é uma excelente opção para quem pretende gerir e controlar o conjunto das actividades desde a recepção à expedição.

Outra boa opção é o TMS, que deve auxiliar todo o transporte através da criação de rotas, rastreamento de veículos e consolidação de cargas, mas o que você realmente deve saber é o método de rastreamento que você escolher.

Embora seja uma escolha ideal para muitos processos, RFID nem sempre é a melhor escolha para a tarefa, e adotá-lo sem conhecer suas vantagens e desvantagens causará muita dor devido ao seu alto valor de investimento e baixa flexibilidade .