Inventários Rotativos

Inventários Rotativos

O que são?

O inventário rotativo é um processo de recálculo físico e contínuo de todo o inventário. Esta contagem deve ter um ritmo pré-determinado, por exemplo, diário, semanal ou mensal de acordo com as necessidades dos produtos da empresa em um ciclo organizado, ou mesmo parte do produto programado. Por esse motivo, o estoque rotativo é semelhante aos erros de correção de estoque convencional, mas tem algumas vantagens porque deve ter uma precisão de estoque maior. Ele expira todos os dias, e o resultado é mais rápido, pois não há necessidade de parar todo o estoque para contagem.

Qual a Conveniência de se Usar um Inventário Rotativo?

Um dos maiores problemas de quem tem estoque é a enorme descartabilidade dos produtos, pois acabam perdendo o prazo de validade por excesso de estoque.

O inventário rotativo é projetado para simplificar esse processo: melhora a precisão do inventário e, quando essa recontagem é programada regularmente, pode identificar e resolver com eficácia as falhas do produto ou até mesmo problemas de danos.

Por meio da recontagem pré-definida, é mais fácil rastrear o que entra e o que sobra, para que o estoque se torne um importante aliado na contabilidade da empresa.

Quais as Vantagens de se ter um Inventário Rotativo?

Na verdade, selecione uma parte do inventário para um inventário regular. Essa escolha pode ser aleatória e, quando forem encontrados erros, eles serão corrigidos.

Uma grande vantagem de usar estoque recorrente é que você pode realizar contagens de materiais de forma independente, ou seja, só pode contar um grupo de produtos ou produtos específicos, por exemplo:

O controle de estoque é fundamental para reduzir custos e aumentar a lucratividade da empresa. Um dos métodos de gestão de estoque da empresa e gestão regular de estoque.