Inventários Gerais

Inventários

Qual a Importância dos Inventários e como Realizá-los?

Empresas que necessitam de estoques para realizarem suas atividades, sejam elas pequenas ou grandes, lojas ou centros de distribuição, compartilham do mesmo desafio, administrar seus estoques. Bons processos, organização e uma boa gestão são fatores essenciais a uma boa gestão, aliado a isso podemos acrescentar, a realização de inventários que possibilita aos gestores uma visão mais detalhada da realidade vivida por suas organizações, em seus estoques.

A realização de um inventário físico, não é uma atividade simples, requer muito preparo, organização e pessoas com amplo conhecimento dos processos e comprometidas com os processos definidos, tendo em vista que um inventário mal realizado gera resultados inconsistente e infiéis, impossibilitando a tomada de decisões assertivas que agregarão valor ao negócio. Neste artigo será abordado o conceito de Inventário geral e rotativo.

O inventário físico nada mais é do que a realização da contagem de produtos de um determinado grupo ou todos os grupos de produtos presente no estoque, a fim de que haja um confronto dos números encontrado com a contabilidade. Há dois objetivos específicos na realização dos inventários, o primeiro se refere a um levantamento da situação real do estoque, para balanço da empresa, o segundo refere-se a uma auditoria sobre os itens estocados, visando identificar as divergências e, portanto, direcionar o desenvolvimento de procedimentos que viabilize a correção das falhas.

O estoque físico nada mais é do que contar os produtos de um determinado grupo ou de todos os grupos de produtos do estoque, para que a quantidade encontrada possa ser comparada com a contabilidade. Existem dois objetivos específicos para o inventário. O primeiro é investigar o estado real dos ativos da empresa. Para o balanço da empresa, o segundo é auditar os itens do inventário. O objetivo é encontrar diferenças e orientar o processo de desenvolvimento para o conseguir. Correção de falhas.

Como o Inventário de Estoque Influencia na Gestão da Empresa?

Redução das perdas

Melhoria do atendimento ao cliente

Cumprimento da legislação